A ação é parte do projeto da Associação para descentralização das atividades, que tem por objetivo levar informação e oportunidade de troca de experiências para além da cidade de Londrina, cidade onde tudo começou.
E esta primeira etapa teve muito sucesso! Tivemos a casa cheia!
Iniciamos o evento recepcionando Claudia Michiura, com graduação em economia e especialização em gestão de shopping center. Claudia dividiu conosco um pouco da sua trajetória, que conta com diversas práticas notáveis no que diz respeito ao ESG, como os cases “Um Shopping com Propósito” e “Dignidade Resgatada”.
Pudemos conhecer também a trajetória da Isabela Menegassi, empreendedora com foco em produtos sustentáveis e aplicáveis na área da cosmetologia, CEO na Tropicália Cosméticos. Isabela deixou claro em suas palavras que o foco ambiental seria um valor indiscutível para ela e seus sócios. Cada inovação em seus produtos e embalagens passa pelo filtro “como esta ação pode afetar o meio ambiente?”, mostrando como a sustentabilidade é um pilar em suas decisões.
Acuã e Jair, sócios da Ecobio, empresa maringaense de produtos sustentáveis, trouxeram uma partilha enriquecedora sobre como seu negócio pôde praticar empreendedorismo com ênfase social, ao desenvolver sua marca de produção de sacolas retornáveis a partir de resíduos, com o apoio de costureiras que migraram da Venezuela para o Brasil em busca de melhores condições de vida.
Já a prática de ESG relacionada à governança foi abordada por Hélio Xavier. Hélio empreende há 10 anos como multifranqueado da rede de sorveterias Chiquinho Sorvetes. Sua mensagem, além de trazer aquela vontade apetitosa de devorar um fondue com morango, trouxe inspiração no que diz respeito a relações humanas. Chama a atenção sobre a importância de conhecer cada pessoa de sua equipe, dando a devida notoriedade aos sonhos, personalidade, dificuldades, a individualidade de cada um.
Além de todas essas participações incríveis, Fabio Ban, do Instituto Capitalismo Consciente, trouxe dinamização ao evento, com a proposta de gamificação relacionada a Gestão Consciente. Tivemos oportunidade de nos unirmos em equipes para resolver situações propostas, levando em conta práticas de geração de valor no negócio, e de quebra gerar conexão entre os participantes do evento!
Enfim, o evento não foi uma vivência unilateral, mas teve como resultado interação e conscientização sobre como pequenos e médios negócios podem ter uma cultura sustentável.
Agradecemos aos parceiros que permitiram a realização deste encontro: Mutua PR, CREA PR, Sicredi, Chiquinho Sorvetes, Capitalismo consciente, Acim, Instituto ACIM, Trecsson, Aprogeo, AEAM, AMEA, Movimento ODS Maringá, Sebrae, Fneas.